AESL E A

EUROPA

CLUBE

EUROPEU

04

Dia da TERRA

Objetivo

Mobilizar a comunidade educativa da Serafim Leite a participar na Semana da Terra.

(Esta foi uma iniciativa, desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de S. João da Madeira que pretende assinalar o Dia da Terra com uma semana de intensa atividade ambiental, social, cultural e desportiva, envolvendo escolas, associações e outras instituições e cidadãos. Porém o covid-19 fez com que muitos planos se tivessem de alterar e que TODOS fossem chamados a FICAR EM CASA. Em família, cada aluno, pode assim repensar o seu comportamento em prol do Clima e da Sustentabilidade da Terra.)

 

Número de participantes

120

Descrição

Estava planeado, em colaboração com a Autarquia, propor à comunidade educativa proceder, na tarde do dia 22 de abril 2020, Dia Mundial da Terra, uma ação de pintura de sarjetas e sumidouros de água do recinto escolar. Durante o segundo período muitos alunos fizerem, nas aulas de Educação Visual, as suas propostas de desenho a ilustrar que o mar começa ali/aqui. A autarquia ia contribuir com tintas, trinchas, pincéis e sacos grandes para o lixo. Mas o covid_19 fez com que os planos não se pudessem concretizar!  Assim em confinamento muitos foram os alunos que juntamente com a sua família comemoraram o Dia Mundial da Terra respondendo ao questionário  “A Minha Família Compromete-se pelo Clima”  onde se comprometeram a levar a cabo ações concretas e simples que contribuem para minimizar as alterações climáticas e promovem a sustentabilidade da Terra. Alguns desses compromissos foram ilustrados em belos desenhos.

 

 

Avaliação/impacto

O impacto foi muito positivo. Pelo entusiasmo e empenho no 1.º e 2.º períodos em que se planeou a ação limpeza e pintura. Só o nosso comprometimento com o planeta Terra poderá levar a que em 2030 os ODS sejam, efetivemente, atingidos.

 

8B-Luana-Valéria
MariaSá_9C
Beatriz_Barbosa_7A
9B-Nádia-Santos
RodrigoMatos_7D-980x933